Proveniência Bibliográfica

Este projeto, iniciado em junho de 2019, visa a pesquisar a proveniência no âmbito da Biblioteconomia. Pretende, ainda, desenvolver tecnologias para a identificação, registro e reconhecimento de marcas de propriedade presentes em acervos bibliográficos.

Os procedimentos metodológicos previstos para a sua realização incluem revisão bibliográfica e documental para a construção do aporte teórico. Para a criação do Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência Bibliográficas, composto de um Repositório de dados on-line, um Aplicativo móvel (app) e um servidor de aplicação web para processamento de imagens, estabelecemos parceria do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG.

A equipe envolvida no desenvolvimento do Sistema inclui dois docentes (ICHI e C3), três bolsistas de Iniciação Científica (ICHI e C3) e duas bibliotecárias.

O projeto conta, desde agosto de 2019, com uma bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No site do projeto é possível acompanhar o andamento da pesquisa. Visite: https://proveniencia.org.

Contexto, situação e perspectivas dos acervos bibliográficos raros pertencentes às bibliotecas gaúchas

Esta pesquisa objetiva mapear os acervos bibliográficos raros pertencentes às bibliotecas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, buscando identificar a maneira como se deu a formação destas coleções e perceber como estes acervos se encontram na atualidade em relação aos seguintes aspectos: tratamento técnico, estado de conservação, medidas de preservação, disponibilidade e acesso. Para tanto, o estudo se divide em dois subprojetos, a saber: 1) Contexto, situação e perspectivas dos acervos bibliográficos raros pertencentes às bibliotecas públicas gaúchas (2018-2020); 2) Contexto, situação e perspectivas dos acervos bibliográficos raros pertencentes às universidades gaúchas (2017-2020).

Organização da coleção de manuscritos da Biblioteca da SUPRG

Este projeto de extensão, realizado em parceria com a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), teve seu início em março de 2018. Prevê a organização de um conjunto de manuscritos datados de 1869 a 1919, pertencentes à Biblioteca da SUPRG.

Programa Memória Biblio: memória institucional do curso de Biblioteconomia da FURG

O Programa Memória Biblio, iniciado em 2014, busca realizar uma série de ações no sentido de resgatar a memória do curso de Biblioteconomia da FURG.

Os resultados destas ações vem sendo sistematizados e divulgados em livro e no site do curso de Biblioteconomia.

Esta iniciativa pretende promover o amplo conhecimento das atividades desenvolvidas pelo curso de Biblioteconomia da FURG, incentivando o fortalecimento de sua identidade coletiva, além de contribuir para a preservação da memória da Biblioteconomia brasileira.